ESTÁGIO SUPERVISIONADO ETAPA I: OBSERVAÇÃO
ITEM ASPECTOS FOI OBSERVADO APRECIAÇÃO
SIM NÃO
1 A localização da Secretaria em relação à situação física da escola (acesso, visibilidade, etc.). X Bem localizada, a Secretaria do CEMA consegue atender a todas as exigências, tanto dos alunos, pais ou professores, como dos demais visitantes.
2 A posição da Secretaria Escolar em relação aos demais setores do colégio, com os quais se articula, ou aos quais se subordina (consultar organograma e Regimento Escolar). X Ela fica em um local de fácil acesso a todos, de acordo com o que diz seu Regimento Escolar.
3 As atribuições do Secretário contidas no Regimento Escolar X Observei que a Secretária está desempenhando suas funções conforme consta no Regimento da Escola.
4 O arquivo atualizado de legislação de ensino sobre a vida escolar dos alunos e sobre o funcionamento da escola X Observei que os arquivos estavam incompletos.
5 A organização dos arquivos escolares (arquivo de movimento e arquivo permanente), com relação aos seus acesso e manuseio. X Observei que os Arquivos estavam em ordem, porém incompletos.
6 As condições de segurança dos arquivos, visando à preservação dos documentos escolares. X Muito Bom.
7 Os atos oficiais que respaldam o funcionamento da escola e dos cursos (autorização de funcionamento, credenciamento e reconhecimento, se houver). X Muito Bom.
8 Os instrumentos de registro e de controle de vida escolar utilizados pela Secretaria, como fichas individuais, históricos escolares, boletins, atas e outros, se houver. X Bom.
9 Os livros de registro escolar (matrícula, diploma e certificados, atas de resultados finais e outros, se houver). X Bom.
10 As pastas individuais dos alunos verificando se nelas estão contidas os documentos pessoais e os de vida escolar exigidos pela legislação em vigor X Regular.
11 Os registros de freqüência, os de aproveitamento e os de fatos pedagógicos incluídos nos históricos escolares e nas fichas individuais: adaptação, aproveitamento e equivalência de estudos, reclassificação e classificação, para alunos sem escolaridade. X Bom.
SECRETARIA ESCOLAR: ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS E/OU ANALISADOS
Assinale com X a resposta adequada (sim/não)
12 Os tipos de documentos (diplomas, certificados, declarações, certidões, etc.) expedidos pela Secretaria e relacionados à vida escolar dos alunos. X Muito Bom.
13 A forma de recebimento e/ou de expedição de correspondência da escola (protocolo?). X Muito Bom.
14 Os tipos de correspondência oficial (memorando/Cl, ofícios, petição, etc.) utilizados pela Secretaria Escolar. X Muito Bom.
15 A informatização dos registros de vida escolar se houver. X Inexistente
16 As situações ou os momentos em que a Secretaria Escolar se articula com a Direção e com a Inspeção Escolar X Muito Bom.
17 A forma de atendimento dispensado às autoridades, comunidade escolar e ao público em geral, quanto à cortesia, clareza e presteza. X Muito Bom.
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Carga Horária total da Etapa OBSERVAÇÃO: 90 horas
Rio de Janeiro, 20 de julho de 2009.
Estagiário: Adriane Fatima de Souza ____________________________________
Secretária: Inês de Alencar Fiore ____________________________________
Diretor: Marco Aurélio Cyríaco ____________________________________
l - CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O presente estágio curricular compreenderá as etapas de observação, de participação e a de realização de atividades profissionais, proporcionadas ao mim em situações reais de trabalho, em Secretaria Escolar, sob a responsabilidade da instituição interveniente (Colégio Santo Alberto Magno) e da concedente (CEMA – Colégio Marco Aurélio) e de sua Secretária Inês de Alencar Fiore.
II - OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Compreender que a Secretaria Escolar é o suporte documental da vida escolar dos alunos e do funcionamento da escola.
Neste aspecto percebi que em uma secretaria escolar, além da documentação, trata-se também de atendimento ao aluno e ao seu responsável, além dos demais atendimentos.
Algumas escolas agregam a função da secretaria, a função de tesouraria, ou seja, a Secretaria também é responsável pelo recebimento de mensalidades e pagamentos de faturas referentes ao Colégio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Complementei meu estágio observando toda a secretaria, bem como as funções de uma Secretária, percebi que muito além de orientar o Diretor a respeito da legislação vigente, a Secretária praticamente carrega o Colégio em suas costas, pois somente ela está interada de todos os assuntos referentes à: Regimento Escolar, Proposta Pedagógica, Atendimento aos Inspetores da Secretaria de Educação...
Portanto, agreguei em meus conhecimentos que, muito mais que a alma da escola, a Secretária Escolar é também seu principal órgão vital, onde sem ela não se pode prosseguir com a Instituição de Ensino.
III - ORGANIZAÇÃO DO ESTAGIO
Foi entregue ao CEMA – Colégio Marco Aurélio uma carta de Apresentação do Aluno e o Termo de Compromisso.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ETAPA II: PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES
SECRETARIA ESCOLAR: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS JUNTO AO SECRETÁRIO OU A UM DE SEUS AUXILIARES.
ORDEM ATIVIDADES DE QUE PARTICIPOU (listar) APRECIAÇÃO SINTÉTICA DE CADA ITEM
1 Organização e digitação do Livro de Arquivo Morto Muito Bom.
2 Atualização e organização dos Arquivos de Leis, Pareceres, Diretrizes e Resoluções. Muito Bom.
3 Elaboração da nova Matriz Curricular juntamente com a Secretária da Escola. Muito Bom.
4 Elaboração do novo Histórico Escolar e do novo Certificado e Diploma da Escola, juntamente com a Secretaria. Muito Bom.
5 Atendimento a alunos e Responsáveis, Muito Bom.
6 Atendimento a Professores e a Coordenação Muito Bom.
7 Participei das atividades como Auxiliar direta da Secretária Muito Bom.
8 Expedi Históricos e Declarações, com a supervisão da Secretária. Muito Bom.
9 Despachei juntamente com a Secretária e com o Diretor, me inteirando de toda rotina de uma Secretária. Muito Bom.
10 Participei de reuniões juntamente com a Secretária, o Diretor, a Diretora Adjunta a Coordenação e os Professores. Muito Bom
11 Participei de toda a rotina de uma Secretaria Escolar durante o período de Estágio. Muito Bom.
12 Sugestão à Direção quanto a possibilidade da implantação de um Sistema de Gerenciamento Educacional. Muito Bom.
Carga Horária total da Etapa PARTIPAÇÃO: 90horas
Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2009.
Estagiário: Adriane Fatima de Souza ____________________________
Secretária: Inês de Alencar Fiore ____________________________
Diretor: Marco Aurélio Cyríaco ____________________________
TERMO DE COMPROMISSO
Eu Adriane Fatima de Souza, estagiária do curso Técnico em Secretariado Escolar, ministrado pelo Colégio Santo Alberto Magno, e realizado no CEMA – Colégio Marco Aurélio, situado a Rua Carolina Machado, 1882 – Marechal Hermes – Rio de Janeiro comprometem-se a cumprir, por este instrumento particular, na realização o estágio, o que se segue:
1. A duração do estágio: 270 horas
2. A jornada do estágio: 30 horas
3. As atividades de estágio (observação, participação e aplicação), desenvolvidas no horário de expediente da secretaria escolar.
4. A carga horária total destinada a cada etapa:
• Etapa I – Observação: 40 horas
• Etapa II – Participação: 100 horas
• Etapa III: 60 horas
5. O horário semanal do estagiário: 30 horas de 08:00 às 17:00 horas
De acordo, 01 de julho de 2009
Assinatura do Estagiário: _______________________________
Assinatura do Diretor ou do Secretário da Escola: ____________________________________
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
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muito bom....
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